segunda-feira, 4 de outubro de 2010

BIOMAS BRASILEIROS

Texto coletivo elaborado pelos alunos do 5º Ano A, a partir de pesquisas realizadas nas aulas de informática.

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação e os seres vivos que vivem nele, se adaptando as suas condições. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

CERRADO
É encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas, possuindo longas raízes para retirar água e nutrientes em grandes profundidades.
A fauna desse bioma é pouco conhecida, seguramente ela é muito rica, destacando-se o grupo dos insetos. Quanto aos vertebrados, o que se conhece são, em geral, a jibóia, a cascavel, o lagarto teiú, a ema e muitos outros.
O Cerrado é o mais antigo bioma brasileiro, com aproximadamente 65 milhões de anos, por isso a sua biomassa está dentro de 70 % da Terra.

PAMPA
É bastante diferente dos demais biomas brasileiros. Dominado por gramíneas, com poucas árvores, sempre foi considerado mais apropriado para a criação de gado. Sua área ocupa aproximadamente 176.496 KM, ou seja, 2,07% da área total do Brasil.

CAATINGA
É encontrada na região do sertão nordestino, caracterizando-se por uma vegetação de arbustos secos e com galhos retorcidos. Há também ervas e cactos.
A caatinga ocupa 844.453 km do território brasileiro. É muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, sobretudo de insetos.

FLORESTA AMAZÔNICA
É a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade, possuindo milhares de espécies vegetais e animais, com árvores de grande porte e com o clima quente e úmido .
Na região escoa 20 % de toda a água doce da face da Terra .

MATA ATLÂNTICA
Hoje é o bioma mais devastado, restando aproximadamente 7% de sua cobertura vegetal. Há presença de diversas espécies animais e vegetais, apresentando uma floresta fechada com a presença de árvores de porte médio e alto.

PANTANAL
O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre da Terra. Situado no coração da América do Sul, se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai com uma área total de 210 mil km.
Algumas regiões sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Há a presença de gramíneas, arbustos e palmeiras.
O que mais agride esse bioma são as pastagens, queimadas e o agronegócio.

3 comentários:

  1. Amei o Blog!
    Vamos cuidar da Biodiversidade!
    Gostei das dicas!
    Seguindo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog criado por vocês!1
    Aprendi e vi o filme do Michael de quem gosto bastante.

    Um beijo
    Márcia Rosiello Zenker

    ResponderExcluir
  3. Caros alunos do 5º ano,

    Gostariamos de parabenizá-los pelo trabalho maravilhoso feito no Blog. As informações são bastante interessantes e as ilustrações também são bastante curiosas.

    Um abraço para todos.

    Assinado: Família do Fernando Américo Cardoso (Fernando, Adriana e Maria Clara)

    ResponderExcluir